Connect with us

Cinema

CINESESC EXIBE DOCUMENTÁRIOS PARA QUEM GOSTA DE MÚSICA, SAMBA E CARNAVAL NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC E FILMES DO CINEASTA PAULISTANO UGO GIORGETTI

Published

on

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta quinta-feira (11/02), a série estreia uma programação especial para quem gosta de música, samba e Carnaval, com os documentários “Clementina”, “O Samba”, “Elton Medeiros – O Sol Nascerá”, “Dê Lembranças a Todos” e “Viva Alfredinho!”. Já na segunda-feira (15/02), estreiam as ficções “Boleiros: Era Uma Vez o Futebol”, “O Príncipe”, “Sábado” e “A Festa”, de Ugo Giorgetti, cineasta entrevistado no novo episódio do podcast Era Uma Vez… São Paulo – 10 Anos Depois, produzido pelo CineSesc, e que vai ao ar na mesma data.

O filme “Clementina”, de Ana Rieper, conta a trajetória da cantora Clementina de Jesus (1901-1987), revelada ao mundo tardiamente, aos 63 anos, por meio de sua música e de sua história. Ela se tornou uma das maiores vozes do samba e foi considerada o elo entre a cultura brasileira e as raízes africanas. O documentário será exibido em comemoração dos 120 anos de Clementina de Jesus. Classificação indicativa: livre.

Já em “O Samba”, de Georges Gachot, Martinho da Vila é o guia do diretor franco-suíço pelo mundo do samba. Ao lado do sambista, Gachot circula pelos redutos de Vila Isabel e por grandes palcos, acompanhando de Ney Matogrosso, Leci Brandão, Paula Lima, entre outros nomes da música. Ao longo do caminho, personagens anônimos, que fazem o samba ser a grande expressão cultural brasileira, também estão presentes, dando ao filme um panorama completo do gênero. Classificação indicativa: livre.

O título “Elton Medeiros – O Sol Nascerá”, de Pedro Murad, faz uma homenagem ao cantor, compositor e ritmista Elton Medeiros (1930-2019). Junto a seu último parceiro, Vidal Assis, ele canta, conta histórias e emociona. Classificação indicativa: livre.

Outra sugestão é o título “Dê Lembranças a Todos”, dos Irmãos Di Fiore (Fábio e Thiago). A obra retrata o cantor, compositor, poeta e pintor Dorival Caymmi. Em toda carreira, Dorival criou pouco mais de 100 canções, o suficiente para se tornar um dos maiores compositores da música popular brasileira. Seu estilo é único, com letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. O documentário ganhou o prêmio de Menção Honrosa no Festival In-Edit, em 2020. Classificação indicativa: 10 anos.

O documentário “Viva Alfredinho!”, de Roberto Berliner, encerra a seleção de filmes da programação especial de Carnaval da série #EmCasaComSesc. Fundado em 1968, em diminutos 18 metros quadrados de Copacabana, o Bip Bip é patrimônio cultural carioca. O bar refletia o espírito de seu dono, o emblemático Alfredinho. O filme é um registro afetuoso de seu velório, cerimônia que começou na mesa do bar e tomou o cemitério São João Batista de alegria e saudades, em um sábado de Carnaval. Vencedor de Melhor Curta Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2020. Classificação indicativa: livre.

Na segunda-feira (15/02), estreiam na série as ficções “Boleiros: Era Uma Vez o Futebol”, “O Príncipe”, “Sábado” e “A Festa”, de Ugo Giorgetti, cineasta entrevistado do novo episódio do podcast Era Uma Vez… São Paulo – 10 Anos Depois, produzido pelo CineSesc, que vai ao ar na mesma data. Autor de produções premiadas, Giorgetti fala de sua relação com a cidade e da importância de São Paulo em sua obra.

Com apresentação da jornalista Flavia Guerra, Era Uma Vez… São Paulo – 10 Anos Depois, que estreou em 25 de janeiro, resgata o ciclo de encontros com cineastas paulistanos realizado em 2010, no CineSesc, e mediado por Christian Petterman. Os episódios mesclam trechos dos debates originais, com destaque para a contribuição de Petterman, falecido em 2016, em uma nova conversa com os diretores, que revisitam seu cinema e atualizam sua trajetória e sua perspectiva sobre o cinema paulistano e brasileiro. O podcast está disponível no canal do youtube do CineSesc (youtube.com/cinesesc). Além do episódio de Ugo Giorgetti, estão disponíveis o episódio de apresentação do projeto e a entrevista exclusiva com a cineasta Anna Muylaert.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 11/02
(Disponíveis por 14 dias)

CLEMENTINA
Dir.: Ana Rieper | Brasil | 2018 | 75 min | Documentário |Livre
Um olhar sobre a trajetória da cantora Clementina de Jesus (1901-1987). Revelada tardiamente, aos 63 anos, ela se tornou uma das maiores vozes do samba e foi considerada o elo entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

O SAMBA
Dir.: Georges Gachot | Suíça | 2014 | 82 min | Documentário |Livre
Martinho da Vila é o guia de Georges Gachot pelo mundo do samba. Ao lado do sambista, o diretor circula pelos redutos de Vila Isabel e por grandes palcos, acompanhando um time de primeira: Ney Matogrosso, Leci Brandão, Paula Lima, entre outros. Ao longo deste caminho, personagens anônimos, que fazem o samba ser a grande expressão cultural brasileira, também estão presentes dando ao filme um panorama completo do gênero.

ELTON MEDEIROS – O SOL NASCERÁ
Dir.: Pedro Murad | Brasil | 2020 | 86 min | Documentário |Livre
Homenagem ao compositor Elton Medeiros. Junto a seu último parceiro, Vidal Assis, ele canta, conta histórias e emociona.

DÊ LEMBRANÇAS A TODOS
Dir.: Irmãos Di Fiore | Brasil | 2018 | 73 min | Documentário | 10 anos
Dorival Caymmi, em toda carreira, criou pouco mais de 100 canções. O suficiente para se tornar um dos maiores compositores da música popular brasileira. Seu estilo é único: letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. Um artista por essência, expressava o que via na própria vida não só por meio da música, mas também do desenho e da pintura. De sua infância aos dias de hoje, o documentário apresenta a vida e a obra de um dos fundadores da música popular brasileira.

VIVA ALFREDINHO!
Dir.: Roberto Berliner | Brasil | 2019 | 16 min | Documentário | Livre
Fundado em 1968, em diminutos 18 metros quadrados de Copacabana, o Bip Bip é patrimônio cultural carioca. O bar refletia o espírito de seu dono, o emblemático Alfredinho. O filme é um registro afetuoso do seu velório, cerimônia que começou na mesa do bar e tomou o cemitério São João Batista de alegria e saudades em um sábado de Carnaval. Vencedor de Melhor Curta Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2020.

ESTREIAS 15/02
(Disponíveis por 14 dias)

BOLEIROS: ERA UMA VEZ O FUTEBOL
Dir.: Ugo Giorgetti | Brasil | 1998 | 97 minutos | Ficção |Livre
Em um bar na cidade de São Paulo, ex-jogadores de futebol se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram profissionais.

O PRÍNCIPE
Dir.: Ugo Giorgetti | Brasil | 2002 | 102 minutos | Ficção | 14 anos
Gustavo (Eduardo Tornaghi) é um homem de meia idade que vive em Paris, há mais de 20 anos. Ele leva uma vida pacata de intelectual sul-americano no exílio, feita de conferências, palestras, traduções e artigos para publicações especializadas de pouca tiragem, mas de muito prestígio. Durante todo esse tempo, Gustavo não tinha feito nenhuma visita ao Brasil. Várias vezes esteve a ponto de voltar, mas as razões para as viagens, de alguma maneira, acabaram superadas e ele pôde continuar aproveitando de sua paz na Rive Gauche. Só que sua mãe passa a ter a saúde cada vez mais frágil e, após seu sobrinho adoecer, Gustavo decide retornar ao Brasil. É quando ele passa a reencontrar a cidade e o país, os quais deixou há mais de duas décadas, tendo que se adaptar à nova realidade local.

SÁBADO
Dir.: Ugo Giorgetti | Brasil | 1994 | 85 minutos | Ficção | 12 anos
Sábado na cidade de São Paulo. Uma equipe de publicidade ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas, no centro da cidade, para a gravação de um comercial. Mas um elevador quebrado obriga equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Desse convívio forçado surgem pequenos incidentes que tornam este sábado diferente de qualquer outro.

A FESTA
Dir.: Ugo Giorgetti | Brasil | 1989 | 87 minutos | Ficção | 14 anos
Um músico, um jogador de sinuca e seu ajudante são contratados para animar uma festa em uma mansão para a elite paulistana. Os três aguardam um chamado no salão de jogos da casa. Durante a espera, eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cinema

DIAMOND FILMS REVELA PÔSTER OFICIAL DE ÁGUAS MORTAIS; VEJA

Published

on

Terror de sobrevivência do diretor Renny Harlin estreia nacionalmente em 23 de julho

A Diamond Films acaba de divulgar o pôster oficial de ÁGUAS MORTAIS (“Deep Water”), novo projeto do diretor Renny Harlin (“Duro de Matar 2”, “Os Estranhos”) que chega aos cinemas de todo o país em 23 de julho. Como o cartaz antecipa, este terror de sobrevivência apresenta duas grandes ameaças aos seus protagonistas: o cenário adverso de um acidente aéreo e a sanguinolência de tubarões assassinos.

A trama acompanha a tripulação e os passageiros de um voo que parte de Los Angeles até Xangai, quando um incidente leva à queda do avião em alto-mar. Não bastassem todas as mortes e os feridos, o desespero se intensifica quando os sobreviventes descobrem que estão cercados por tubarões.

Ninguém está a salvo: os pilotos Rich (Ben Kingsley, “A Lista de Schindler”) e Ben (Aaron Eckhart, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”); a família dos pequenos Cora (Molly Belle Wright, “Mistletoe Ranch”) e Finn (Elijah Tamati, “Holy Days”); os atletas chineses Sam (Wenhan Li, “Quase Amor”) e Lilly (Simei Zhao, “Behind the Scenes”) e o problemático Dan (Angus Sampson, “O Poder e a Lei”). Mesmo após passar pelo impensável, todos eles vão precisar se unir se quiserem ter uma chance de serem resgatados. 

Com distribuição Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina, ÁGUAS MORTAIS estreia nacionalmente em 23 de julho.

Fonte: assessoria de imprensa

Continue Reading

Cinema

ANIMAGE 2026 LANÇA CARTAZ ASSINADO POR JOANA LIRA

Published

on

Em junho, o ANIMAGE participa do MIFA, na França, para apresentar o ANIMAGE Conecta e abrir diálogo com o mercado internacional

ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco apresenta a arte oficial da edição de 2026, assinada pela artista Joana Lira e criado especialmente para o festival. Na obra, uma figura híbrida, entre mulher e bicho, aparece montada sobre uma criatura que flutua e atravessa as águas. 

Com elementos gráficos que remetem à fauna, à flora e ao imaginário lúdico, a obra propõe uma travessia entre o sensível, o estranho e o encantado. Segundo Joana Lira, “a obra celebra a transformação em movimento e a dimensão lúdica que atravessa o espírito do festival”.

A nova identidade visual marca um momento de expansão para o ANIMAGE, que realizará em 2026 a maior edição de sua história. De 20 a 29 de novembro, o festival celebrará 16 anos com duração ampliada para dez dias, estreia da Mostra Competitiva de Longas-Metragens e criação do ANIMAGE Conecta, novo mercado internacional de animação do festival.

Antes da realização do festival, o ANIMAGE também marcará presença no MIFA, mercado internacional do Festival de Annecy, principal evento da animação mundial. No dia 23 de junho, o festival promoverá um encontro no stand do Brazilian Content, parceiro da ação, reunindo convidados e profissionais do setor para apresentação do ANIMAGE Conecta.

Durante o encontro em Annecy, o festival anunciará ainda a abertura das inscrições para os pitchings do ANIMAGE Conecta, voltados a projetos de curtas-metragens, longas-metragens e séries de animação. As inscrições estarão abertas de 6 de julho a 6 de agosto.

Criado em 2008, o ANIMAGE é o principal festival de animação em atividade no Brasil. Em 2026, além da nova frente de mercado, o ANIMAGE contará com mostras competitivas de curtas e longas, mostras especiais, sessões ao ar livre em parques e praças públicas, programação online acessível a todo o Brasil e uma agenda formativa reforçada. Todas as atividades do festival são gratuitas.

Fonte: assessoria de imprensa

Continue Reading

Cinema

DIAMOND FILMS REVELA TEASER TRAILER DO TERROR O SORVETEIRO; VEJA

Published

on

Do mesmo diretor de “Feriado Sangrento” e “O Albergue”, longa chega aos cinemas brasileiros em 27 de agosto

A Diamond Films acaba de revelar o teaser trailer de O SORVETEIRO (“Ice Cream Man”), aguardado novo filme de terror do diretor Eli Roth (“O Albergue”, “Feriado Sangrento”). Com estreia marcada para 27 de agosto nos cinemas brasileiros, o longa acompanha o surto de assassinatos promovidos por crianças de uma cidadezinha após tomarem o sorvete de um sorveteiro misterioso. Assista aqui à prévia:

No filme, uma cidade conhece uma realidade digna de um pesadelo quando suas crianças passam a perseguir e matar qualquer um com mais de 18 anos. As atividades sanguinolentas só deixam de fora três pequenos moradores, que por motivos diferentes não comeram o doce que iniciou o banho de sangue. Agora, está nas mãos desse trio a responsabilidade de entender o que está acontecendo e impedir que ele continue antes de que todos os adultos sejam mortos.

“Quando vemos um sorveteiro, confiamos nele. Ele traz felicidade em um dia quente de verão. Mas e se ele estivesse trazendo algo mais sinistro?”, descreveu o diretor e roteirista Eli Roth sobre o filme. Ele passou mais de 20 anos debruçado nessa ideia, fascinado com a temática que agora ganha vida no sangrento O SORVETEIRO.

Além de Millen e do próprio Roth, o elenco do filme conta com nomes como Benjamin Byron Davis (“Guardiões da Galáxia 3”), Karen Cliche (“Feriado Sangrento”), Dylan Hawco (“O Conto da Aia”), Sarah Abbott (“Ginny e Georgia”), Shiloh O’Reilly (“Feriado Sangrento”), Kiori Mirza Waldman (“Small Achievable Goals”), Charlie Zeltzer (“Titans”) e Charlie Storey (“Feriado Sangrento”).

Com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina, O SORVETEIRO chega às telonas em 27 de agosto.

Fonte: assessoria de imprensa

Continue Reading

Trending