Connect with us

Tecnologia

Quais foram os principais problemas de segurança digital enfrentados pelas empresas em 2020?

Published

on

Ano a ano, as ameaças digitais são fontes de preocupação para empresas de diferentes portes e segmentos em todo o mundo. Isso já é natural em um ano que pudesse ser considerado normal, mas em 2020 esse receio ganhou novos contornos com a intensa digitalização provocada pela pandemia de covid-19. Praticamente todas as empresas foram obrigadas a adotarem processos virtuais por conta do trabalho remoto e dos novos canais de vendas para seus clientes. Consequentemente, o número de ameaças cresceu de forma significativa. Confira as cinco principais enfrentadas pelas corporações em 2020:  

1 – Ramsonware 

De longe, foi a principal ameaça digital às empresas ao longo de 2020. De forma resumida, trata-se de um malware que, quando instalado no sistema da organização, é capaz de encriptar os arquivos mais importantes. Assim, os criminosos exigem o pagamento de um resgate (normalmente em criptomoedas a fim de dificultar o rastreio) para liberar os dados novamente. Em um mundo cada vez conectado, perder os dados mais sigilosos resulta em um gigantesco prejuízo financeiro que pode até arruinar a operação do negócio.  

2 – Vazamento de informações 

Tão perigoso quanto perder os dados para sequestradores virtuais é ver as informações de seus clientes e de sua operação vazarem por falhas de segurança. A maioria delas ocorre por brechas que os cibercriminosos encontram na estrutura de segurança da corporação, como um login aberto ou conexão de dispositivos de terceiros em equipamentos da empresa. Aqui, o prejuízo não é apenas financeiro, mas também de imagem – afinal, pode trazer complicações também para clientes que não têm nada a ver com a história.  

3 – Fraudes em pagamentos  

O ano de 2020 também fez um velho problema ressurgir, principalmente com a digitalização acelerada provocada pela pandemia de covid-19: as fraudes em pagamentos. Não é de hoje que hackers tentam adulterar páginas de check-out em lojas virtuais e até gerar boletos falsos em transações. Com o aumento exponencial das transferências financeiras pela internet, essa prática se aprimorou com novos malwares que atacam páginas e aplicativos para roubarem o dinheiro das companhias.  

4 – Golpes de assinaturas 

Uma prática que ocorre principalmente em smartphones. Nele, os usuários instalam aplicativos para assinarem determinados produtos ou serviços, mas os preços se revelam bem mais caros do que anunciados anteriormente – causando prejuízo financeiro na empresa e, pior, podendo servir de porta de entrada para outras ameaças. Nesses casos, é preciso orientar corretamente os colaboradores para não baixarem aplicativos suspeitos em celulares corporativos.  

5 – Phishing 

É, talvez, a ameaça digital mais antiga: existe desde o início da internet comercial, na década de 1990, mas infelizmente segue cada vez mais atual e ameaçadora. O phishing nada mais é do que uma isca que busca “pescar” informações financeiras dos usuários. Por muito tempo era restrito ao e-mail, com campanhas falsas de marketing e links maliciosos. Mas com as redes sociais passou a ter novas possibilidades, como anúncios falsos e links compartilhados via aplicativos de mensagens. Os cibercriminosos se aproveitam de um tema quente para a empresa e seus profissionais, como a pandemia de covid-19, para atraírem aos links que instalarão malwares no sistema.   

*Otto Pohlmann é CEO da Centric, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com 

Sobre a Centric 

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.    

Por Otto Pohlmann

Celular

ASUS ANUNCIA DATA DE LANÇAMENTO DO ROG PHONE 7 NO BRASIL

Published

on

A ASUS Republic of Gamers comunicou hoje a realização de um evento virtual para anunciar a chegada do novo ROG Phone 7 no Brasil. O lançamento ocorrerá no dia 6 de julho, às 19h, na página rogphone.com.br e nas redes sociais da ASUS Brasil e ASUS ROG Brasil.

Conhecida pelo foco no segmento gamer, a marca traz para o mercado brasileiro um dos celulares mais potentes do mundo. O smartphone conta com processador Snapdragon® 8 Gen 2 Mobile, de última geração, tela com 165 Hz de taxa de atualização, bateria de 6000 mAh e o exclusivo sistema de refrigeração GameCool 7, para manter o desempenho até em longas sessões de uso.

Para saber mais sobre o produto, acesse rogphone.com.br e acompanhe o evento de lançamento!

Sobre a ASUS

A ASUS é uma empresa líder global, conhecida pelos melhores notebooks, placas-mãe e monitores, entre outros dispositivos inovadores e intuitivos. Inspirada pelo propósito da marca “Em Busca do Incrível”, a ASUS projeta e constrói tecnologias inteligentes de última geração para proporcionar experiências incríveis que melhoram a vida das pessoas. A empresa coleciona prêmios ao redor do mundo, seja pela qualidade, inovação ou pelo design de seus produtos. Além disso, a ASUS também é reconhecida como uma das Marcas Mais Admiradas do Mundo, pela revista Fortune.

Continue Reading

Entretenimento

EM INICIATIVA INÉDITA, RATO BORRACHUDO FARÁ TRANSMISSÃO DO NATION HAVOC ROBOT LEAGUE NESTE FINAL DE SEMANA

Published

on

Influenciador e competidor brasileiro das batalha de robôs será o primeiro da história a realizar uma transmissão oficial de um dos principais torneios da modalidade em português

Rato Borrachudo, renomado criador de conteúdo e fundador do Street Boots, anunciou que fará, em português, a transmissão oficial da Nation Havoc Robot League, um dos principais torneios do cenário mundial da batalha de robôs, no próximo final de semana (24 e 25 de junho). A iniciativa é inédita para o cenário nacional da modalidade, já que é a primeira vez que teremos uma transmissão oficial realizada por um brasileiro. Durante o primeiro dia do evento, Rato Borrachudo fará um react ao vivo da transmissão principal em inglês, já no segundo dia, transmitirá as batalhas com os principais robôs do mundo.
 

De acordo com ele, este é mais um grande passo para compartilhar ainda mais deste cenário para o povo brasileiro e demonstrar quão grande é esse universo de possibilidades: “Quando eu fui para o NHRL disputar como controlador de robôs, um grande público brasileiro me acompanhou e encheu a stream estrangeira com comentários me apoiando e demonstrando a paixão do brasileiro pelo esporte. Ter, pela primeira vez na história, uma transmissão oficial em português, sendo eu o encarregado por isso, é motivo de muito orgulho e felicidade, já que, juntos com aqueles que me apoiaram, teremos um conteúdo ainda mais próprio, com as particularidades do Rato que todos vocês já conhecem. Será um espetáculo.“
 

Para realizar a transmissão que será feita na própria casa do influenciador, Rato Borrachudo recorreu a Flow Labs, produtora dos Estúdios Flow (maior hub de podcasts do Brasil), e terá a sua disposição os principais equipamentos do mercado para a ação, além de um cenário totalmente ambientado, garantindo imersão do público ao evento durante sua live. Com Rato Borrachudo nos comentários, Murilo Show, um dos principais narradores do cenário de esports, com passagem pela Liga Brasileira de Free Fire, apresentação de programas na RedeTV e, atualmente, host do Esports PUBG Mobile BR, será o encarregado de narrar o espetáculo ao lado do influenciador. Juntos, Rato Borrachudo e Murilo Show já fizeram também a StreetBoots, torneio de batalha de robôs idealizado pelo criador de conteúdo.

Além de tudo que produz como creator para o ecossistema de batalha de robôs, Rato Borrachudo é também controlador e já tem vaga garantida para o campeonato mundial da modalidade, o NHRL 2023 World Championship, que acontecerá em novembro em Connectcut, nos Estados Unidos.

Para saber mais informações, acesse as redes sociais do Rato Borrachudo e fique por dentro de todas as novidades: TwitterInstagram e YouTube.

Continue Reading

Tecnologia

UPLAND AMPLIA VERSÃO METAVERSA DE SÃO PAULO COM OFERTA DE 32 MIL TERRENOS EM 7 NOVOS BAIRROS

Published

on

Parceiras da startup, Los Grandes e Stock Car Pro Series lançam projetos na web3 para interagir com fãs e esquentar mercado de NFTs

A cidade de São Paulo expande sua versão web3 no metaverso de Upland, um dos maiores da atualidade, com a oferta de 32 mil terrenos em sete novos bairros da megalópole. Dois parceiros recém-anunciados de Upland trarão ainda mais entretenimentos e oportunidades de negócios para o metaverso, pois terão ambientes próprios na plataforma lastreada em blockchain para realizar ativações especiais voltadas a suas comunidades de fãs.

Primeira organização de esportes eletrônicos a ingressar no metaverso, Los Grandes terá sua sede oficial no Pari, inteiramente decorado com as cores e os temas da Onda Laranja. Os fãs gamers poderão comprar terrenos mais acessíveis no bairro e acessar a loja da equipe instalada no Shopping D, onde serão comercializados diversos produtos licenciados da marca. As ativações estão sendo desenvolvidas em colaboração com o LUMX Studios, empresa especializada em web3.

Além de interagir com as comunidades dos games onde compete, a exemplo de LOL, R6, CS:GO e Free Fire, Los Grandes acionará seus influenciadores como Pedro “Duffyfps”, Dener “Khtex” e Bruno “Vanquilha” para atuar como embaixadores no metaverso e produzir streams, meet&greet e outros formatos de conteúdo para o público. Os times da Los Grandes agora terão a marca do Upland estampada em seus uniformes oficiais.

Já a Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro, irá inaugurar a réplica digital do autódromo de Interlagos, onde promoverá corridas e torneios virtuais entre uplanders. Os apaixonados por velocidade poderão adquirir os carros emblemáticos da Stock Car e outros colecionáveis em formato NFT (token não-fungível). Quem participar terá a chance de receber prêmios e benefícios no mundo real, como ingressos gratuitos para as corridas restantes desta temporada.

“A expansão de São Paulo no metaverso e a entrada de parceiros como Los Grandes e Stock Car, grandes ícones em suas modalidades, fortalecem muito o movimento de Upland de fomentar esta nova economia e promover a interação de diferentes públicos no ambiente democrático da web3. As marcas estão descobrindo para atravessar esta fronteira entre o real e o virtual no metaverso e a paixão pelo esporte ajuda muito a acelerar este processo”, observa Ney Neto, diretor-geral de Upland no Brasil.

“O mercado secundário de Upland permite a venda de NFTs na moeda da plataforma (UPX) ou em dólar. Até hoje, os usuários da plataforma já sacaram mais de 10 milhões de dólares com a negociação de seus ativos digitais dentro do metaverso. A ativação das marcas estimula os jogadores mais experientes a criar e comercializar novos serviços e produtos dentro do jogo, a exemplo de abrir uma oficina de pintura e reparação dos veículos”, completa o gestor da startup que já está avaliada em 300 milhões de dólares no mercado de tecnologia. 

Os mais de 3 milhões de uplanders espalhados no mundo – 300 mil somente no Brasil – agora poderão adquirir propriedades no Bom Retiro, Brás, Interlagos, Pinheiros, República, Santa Cecília e Pari.

Sobre UPLAND

UPLAND é uma plataforma web3 (metaverso) mapeada com base na cartografia do mundo real e na tecnologia de blockchain. A missão da empresa é construir uma comunidade de meta-empreendedores por meio de uma forte economia digital que permite que jogadores, criadores, desenvolvedores e marcas fabriquem bens e experiências no metaverso, monetizem sobre seus ativos e forneçam utilidade e diversão a outros jogadores. Sediada no Vale do Silício, com hubs em Las Vegas, Ucrânia e Brasil, UPLAND foi nomeada entre as “Next Big Things in Tech” da Fast Company em 2021 e uma das “22 San Francisco Startups To Watch in 2022” pela Built In SF.

https://www.upland.me/

Continue Reading

Trending